sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A Recessão na Irlanda

Recessão na Irlanda e Recessão em Portugal
Aproveito o comentário (em boa hora) do Sonhos Milka a um post meu sobre o aperto de cinto na Irlanda para apontar algo que desconhecia ter acontecido.

Então não é que o Ministro da Economia terá balbuciado que os portugueses estão bem, comparados aos irlandeses em risco de viverem um recessão nunca vista? O Ministro, desculpem-me a coloquialidade do termo, passa-se! O homem não está a ver que aqui, por mais recessão que haja, nunca se chegará ao estado miserável que vi quando deixei Portugal. E ainda nem se falava em crise como se fala hoje.

Quando alguém me perguntou, há uns dias, com um ligeiro ar de preocupação "então, pá, como estás, ouvi dizer que aí a Irlanda está a ficar muito mal?..." eu estranhei - "bom, pensei eu, com certeza confundiu Irlanda com Islândia, só pode ser isso". Afinal, houve má-língua a tentar salvar o seu próprio traseiro.

Desengane-se quem pense que aqui se vive miseravelmente e que se conta os trocos para poder pagar as despesas. É verdade que a situação é alarmante, que os medos têm razão de existir, que pode, eventualmente, haver uma recessão. Mas também é verdade que Portugal corre o mesmo risco. A diferença é só uma: enquanto uns encobrem a verdade, outros encaram-na e trabalham de forma a que a crise possa ser minimizada.

2 comentários:

Pedro Q. disse...

Nao te esquecas de outro detalhe:

Recessao na Irlanda - as pessoas passam de viver "excelente" para "muito bem"

Recessao em Portugal - as pessoas passam de viver "muito mal" para "pessimamente"

E' tudo relativo as realidades de cada pais...

Sonhos Milka disse...

O mesmo Ministro da Economia que evitou as questões de um jornalista da TVI ao ser confrontado com o pagamento de 1 milhão de Euros ao fotográfo Steven Klein por 6 fotografias e com direitos de utilização por apenas dois anos!

Há menos de um ano, o Governo português pagou três milhões de euros pelo total da campanha «Portugal West Coast» realizada por Nick Knight, outro fotografo estrangeiro.

Somos um país rico e continua-se com a mania das grandezas.