domingo, 20 de abril de 2008

Impressão Sonora

As primeiras horas em Portugal foram interessantes. Digamos que o ouvido se terá habituado de tal maneira a ouvir o público anglófono, que me dava a impressão que ouvia tudo em inglês, embora não percebesse nada do que se dizia. No metro do Porto, onde várias pessoas vão e vêm, falam baixo e falam alto, com maior ou menor preocupação que um terceiro as ouça, todas as vogais e consoantes se iam misturando dando a impressão daquilo a que eu estava habituado.


Muito antes, no entanto, ainda no aeroporto, perguntara a uma simpática senhora do Turismo pela ligação mais fácil até Leiria, e percebera-a perfeitamente. Um senhor demasiado simpático pediu-me 1€ quando me viu trocar uma nota de 20€. Eu podia ter fingido que não percebia, mas seria com uma lata quase tão grande como a dele (afinal de contas, ele já me tinha ouvido falar em português). Apenas em público não conseguia descortinar as conversas em português. Jurei mesmo que ouvi muitas conversas na língua inglesa.

Para quem já sabia do meu tormento passado nos primeiros dias na Irlanda, não se imagine que fiquei assustado com sucedido, que a língua portuguesa se terá sumido da carola, ou que estou a arranjar qualquer fobia linguística fora do comum. Muito pelo contrário, o sucedido até me deixou aliviado. Fez-me compreender, de outro prisma, o meu tormento de ouvir inglês naqueles dias difíceis, principalmente em público. Quase tenho a certeza que, assim que chegar a Dublin, vou ter de novo a mesma estranha sensação. E até que é porreiro. Sentimo-nos vivos com isso.

2 comentários:

Uwish4 disse...

LOL
Que engraçado!

Estás cá em Dublin desde quando?

Eu e o meu namorado já começamos a pensar em Inglês e a misturar sem querer expressões inglesas no meio das nossas conversas em Português... que realmente só acontecem entre nós os dois, que de resto é tudo em inglês, né!

E aqui na blogosfera sempre se continua a escrever e pensar em Português...

Mas ainda só estamos aqui desde Janeiro, creio que ao fim de um ano tb deve ser estranho volta a ouvir tudo a falar em Português à nossa volta LOL

Trouxeste um cadinho de Sol pra gente ??? :P

Beijocas!

ana c disse...

Olá,

Eu vivo na irlanda ha mais de 2 anos, em Castlebar e, quando vou a portugal, tambem me soa estranho ouvir tanta gente a falar portugues!!!

Quando chego digo muitas vezes "thanks" e "bye" nas lojas!! Demora umas horas até mudar o chip para portugues.

O meu filho mais novo, de 5 anos, em cada frase diz 3 palavras em portugues e 1 em ingles, e entre eles falam sempre em ingles.

É bom saber que há mais lusos "perdidos" por irlanda, sempre nos sentimos menos isolados.

Ana