sábado, 26 de julho de 2008

A Urtiga Malvada


Em conversa com um dos meus colegas de trabalho, o Zé, falámos do prazer que tínhamos em escrever histórias. Isso fez lembrar-me de um blog que iniciei, há muito envelhecido e desactualizado, de seu nome Urtiga Malvada. Quantas histórias por lá passaram! Tenho pena que eu desse um fim a tal projecto. Era, no meu ver, interessantíssimo. Consistia apenas em histórias, mais ou menos curtas, que eu escrevia de propósito para o blog. Umas mais, outras menos inspiradas, todas elas inventadas na hora, à medida que eu ia teclando.

Lembro do prazer enorme que tive em escrever os episódios do Hermes; das críticas fantásticas dos leitores. E saber que eu próprio desisti do blog, porque me sentia pressionado a escrever regularmente, porque estava com alguns problemas emocionais, mete-me triste. É que hoje não me sinto com coragem de alimentar o projecto de novo. Parece que já lá vai há muito, e que tentei proibir-me a mim mesmo, naquela altura, de continuar com a desconcertante Urtiga Malvada.

Esta conversa que encetámos, eu e o Zé, hoje à tarde, fez com que tenha visitado o blog esta noite, como quem visita as desoladoras ruínas de uma sítio outrora magnífico. Deparei-me com um blog em remodelação. Uma tentativa de renascimento falhada. Vi que as histórias, apagadas num acto de fúria em certa instância, haviam sido repostas por um Dijas arrependido. Li a história inacabada do Misopiteco e do caçador de macacos. Tentei adivinhar qual era o meu plano para aquela história, mas nada me veio à cabeça. Era decerto algo interessante, mas ficou assim, uma viagem que se ficou pela segunda estalagem, onde o hóspede gostou da cama e por lá ficou.

Dizem que as urtigas são resistentes às contrariedades; que têm raízes profundas, crescendo selvaticamente, uma vez pressentindo que alguém se quer ver livre delas. Esta urtiga é como as outras; é malvada, irrita a pele. Poderá ela mirrar para sempre?

Sem comentários: