segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Filosofia de um Irlandês

Filosofia Popular na Irlanda
A toda a gente devem ser familiares aqueles azulejos castiços que se encontram enfeitando casas ou estabelecimentos comerciais um pouco por todo o Portugal. Entre outros dizeres, posso citar o "Nesta casa mora um bom chefe de família" (ao lado, o emblema do Sport Lisboa e Benfica), ou ainda os dois burros perguntando um ao outro "Quando é que nós três nos encontramos outra vez?". Vemos ainda quadras populares, às vezes de fraca qualidade - sinal de que os poetas populares portugueses estão a perder o jeito natural para a coisa.

Não quero aqui discutir o gosto de quem ostenta tais azulejos nas suas propriedades. Mas confesso que me dá prazer vê-los em adegas ou nos cafés dos pequenos povoados portugueses espalhados de norte a sul do país.

Na Irlanda a variedade não é muita. Mas aqui fica um pedaço de "filosofia saloia" do país das fadas. Conheci-o muito cedo, praticamente no primeiro dia em que cheguei, altura em que me fizeram devorar as primeiras pints. Aqui fica o pequeno texto - o modo de pensar dos irlandeses fará lembrar alguém?

An Irishman's Philosophy

There are only two things to worry about.
Either you are well or you are sick.
If you are well, then there is nothing to worry about.

But if you are sick, there are only two things to worry about.
Either you will get well or you will die.
If you get well, there is nothing to worry about.

If you die, there are only two things to worry about.
Either you will go to heaven or hell.
If you go to heaven there is nothing to worry about.

But if you go to hell, you'll be so damn busy shaking hands with friends you wouldn't have time to worry!

Sem comentários: