segunda-feira, 16 de junho de 2008

Aquela Maquina!


Tive a pouco ortodoxa ideia, antes de regressar a Irlanda no inicio de Maio, de trazer o meu computador. Seria uma ideia considerada normal, caso o computador fosse um portatil. Nao foi o caso. O meu portatil esta velhinho e ja nem pode ser tratado como portatil, visto que necessita de um monitor extra para se poder ver alguma coisa.

O meu desktop tambem nao e o melhor do mundo, tem ja uns tres anos. Comprar um PC na Irlanda, no entanto, ficou posto de parte, pois nao reuno ainda as condicoes financeiras ideais para me dar a esse luxo. Vai dai, desmontei por completo o computador, deixei a caixa, monitor e colunas em Portugal e vai de levar as restantes componentes, inclusive alimentacao, numa pequena mala. Em passando pelo controlo, a inevitavel pergunta: "Leva algum computador?" e a minha hesitacao: "Hmmm... acho que sim." "Abra entao a mala, por favor." "Pois, nao e um computador normal, e um computador em pecas..." "Um computador em pecas?" "Sim." "Que e isso?" "Tenho as componentes, as pecas do computador, mas esta tudo desmontado..." Ela, intrigada: "Abra a mala, se faz favor." Nesta altura senti-me alvo de suspeitas, e lembrei-me que com um bocado de ignorancia e imaginacao, a mulher que me revistava podia realmente ficar a pensar que aquilo era uma bomba. Abri a mala. Ainda me rio hoje quando me lembro da reaccao que espelhou a sua cara. Desarrumou-me as pecas todas. Por fim: "A chave de fendas nao passa." Olho para a chave de fendas enferrujada e de pontas gastas e, baixando os ombros com falsa tristeza: "Ora bolas." A minha irma vigiava a operacao de longe, para ver se tudo corria bem. Acenei-lhe com um beijo ao mesmo tempo que lhe passava sinal de SMS elucidativa.

O PC chegou a Irlanda e ficou parado um mes. Nao havia dinheiro para gastar em monitores ou colunas. Era aborrecido estar no quarto. Quando recebo finalmente o primeiro salario, la faco o investimento apropriado: umas colunas de excelente qualidade e um monitor TFT de 19''. Mas a caixa, essa, ta dificil de arranjar. Pensar-se-ia que eu iria procura-la desesperadamente. Falso. Em chegando a casa, monto o belo do computador, sem caixa, motherboard encostada a parede, caixas de sapatos por baixo da alimentacao para ganhar altura, engenhoca daqui, engenhoca dali, tenho uma maquina a trabalhar ha meio mes com o esqueleto a mostra! E bom ouvir uma musiquinha e distrair-me com uns filmes e uns joguitos de vez em quando. So falta mesmo arranjar internet. Ainda tenho de explorar melhor aqui o mercado.

Finalmente, um conselho para os malucos que tentarem levar componentes de um computador para fora do pais: metam a chave de fendas na bagagem do porao.

2 comentários:

PA disse...

Parabéns maluco!

Silvia disse...

Beijo grande de parabéns e de saudade!