segunda-feira, 13 de abril de 2009

Páscoa na Irlanda

A quadra pascal na Irlanda tem que se lhe diga. Tenha-se em conta que eu trabalho aos feriados e não estou tão atento aos dias off como estaria se tais dias estivessem de portas cerradas no local de trabalho. Ainda assim, lembrei-me da Sexta-feira Santa, dia de penitência dos cristãos por excelência.

Primeiro que tudo, assinalo que sou cristão católico, não tão praticante como isso, mas minimamente devoto. A Sexta-feira Santa, na minha opinião, é um dia em que o cristão deve introspeccionar-se e esforçar-se por ser humilde, tendo em conta o exemplo que Cristo deu e o legado moral revolucionário que nos deixou. Um não-cristão não se rala com isso, e não será impedido de fazer uma introspecção, quando bem entender, acerca da sua vida.

Na Irlanda, na Sexta-feira Santa, é proibido vender álcool. No país dos bêbedos não há tréguas para com os que não querem saber de actos de penitência. Nem para com os que querem comprar uma garrafa de vinho para temperar a carne, como me aconteceu.

Se o leitor se queixa do exagerado poder eclesiástico influenciando o Estado Português, medite bem na retrógrada Irlanda nesse aspecto. O país que legalizou o divórcio nos anos 90 continua bem convencido de que é possível salvar os irlandeses proibindo-os de beber durante um dia por ano.

1 comentário:

Fomos disse...

Concordo contigo na medida em que um país que supostamente quer separar religiao dos feriados, nao deveria criar esse tipo de leis.

Incongruencias...