sábado, 2 de agosto de 2008

Mentalidade de Plástico


Foram desferidas várias acusações ao governo português na altura em que decidiu inventar um imposto ecológico, onde se pagaria um cêntimo ou dois por um saco de plástico. A acusação mais frequente era a de que mais uma extorsão se tratava aos bolsos dos contribuintes. Não o nego. Mas vendo a situação aqui na Irlanda, acho que algo devia ser feito, definitivamente.

Um saco de plástico custa quase 0,50€ aqui. É grande e resistente. Ninguém vai às compras esperando ter meia dúzia de sacos de borla, ou a um preço irrisório, no fim de se abastecer. Queres um saco de plástico, pagas a sério e guarda-lo até se rebentar. Segundo ouvi dizer, o consumo de plástico diminuiu 90% na Irlanda desde que esta medida foi aplicada. E as pessoas tendem a utilizar sacos de tecido, mochilas, ou outro tipo de recipientes que não o plástico.

Por muito que o Sócrates e amigos sejam criticados e criticáveis, acho que essa medida em questão pecou por escassa. O português tem muito que aprender em questões ecológicas. Ó-i-ó-ai se tem!

Sem comentários: