terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Óscares 2009



Mais uma vez, não partilho da opinião do júri quanto ao filme do ano. Slumdog Millionaire é, quanto a mim, pouco mais do que um filme de domingo à tarde - não é que seja mau, mas também não passa do bom. Sem originalidade e apenas com a componente "exótica" indiana; passaria despercebido, na minha opinião, se se passasse na América ou Europa. Além disso, um happy ending de toada alegre dirigido a um mundo acabado de levar com o safanão da crise económica (talvez, por isso, relevado para outra categoria a que não pertenceria se a época fosse outra). Já acerca do The Curious Case of Benjamin Button, gostei muito mais. Pareceu-me um filme completo que, apesar da falta de suspense como um dos seus principais contras, ultrapassou em quase tudo o concorrente directo de produção inglesa.

Em conclusão, não acho que este tenha sido um ano de excelentes filmes. Seja como for, isto são opiniões, e cada um tem as suas. Para além do mais, poderei estar a pecar um pouco por falta de informação e estar a dizer uma grande asneira, visto que, quanto aos restantes filmes mais empolados no festival, não vi nenhum deles. O próximo será o Grand Torino, um dia destes. E o Milk também é daqueles a ver o mais rapidamente possível. Devo dizer que espero mais de qualquer um destes do que do Slumdog.

(e um último edit para dizer que o prémio de fotografia nunca estaria bem atribuído a não ser a Blindness, do Meirelles, que conseguiu fazer alongar o espectáculo fotográfico que eu já conhecera em A Cidade de Deus).

Sem comentários: