sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O Fantasma do Desemprego


Não é preciso ser um grande intelectual para nos apercebermos do quão má está a situação nos dias de hoje. A Irlanda está a cair abruptamente no abismo. São milhares de despedidos todos os dias. Há uns quantos, em Cork, havia filas de milhares de pessoas esperando pela sua vez no Social Welfare. Começavam ali e estendiam-se, segundo ouvi dizer, até à UCC (Universidade de Cork), uma distância inimaginável para quem tem frescos na sua mente os dias do Celtic Tiger.

As pessoas estão preocupadas e pessimistas, até mesmo o velho irlandês-tipo sorridente. Notícias sobre despedimentos ocupam páginas e páginas de jornais todos os dias. Parece que até se esperou que chegasse 2009 para agudizar o problema.

Eu, embora não pessimista em relação à minha situação, estou a ficar também preocupado. Vai-me valendo o facto de falar fluentemente quatro línguas, coisa de poucos. Utilizo três línguas no trabalho e estou disposto a começar a dar-lhe também no francês entretanto, para ser considerado uma mais-valia.

Em todo o caso, já comecei a tecer planos alternativos, se vier a suceder o pior. E Portugal não é o plano B, com toda a certeza.

3 comentários:

Anónimo disse...

Milhares todos os dias, nao e' bem assim. Alem de hoje que foram 1200, nao teem sido assim tantos.

Mesmo a Dell que vai perder 1900 postos, vai ser ao longo de 1 ano, nao e' para ja'

Claro que as coisas andam mal, mas abismo e' um exagero. O subsidio de desemprego neste pais da', felizmente, para se viver condignamente.

Abraco,
Fomos

Epidicus disse...

Sabendo que a taxa de desemprego na Irlanda mais do que duplicou desde o final de 2007 nunca é bom. E viver do subsídio de desemprego não é bom para quem o recebe, e muito menos para quem o paga... o dinheiro não dura para sempre. Isto pode ser pessimismo à portuguesa, mas falar em abismo parece-me adequado. :)

Unknown disse...

A verdade e que o subsidio de desemprego na Irlanda da so para as despesas basicas, porque apesar do custo de vida ter baixado, continua tudo relativamente caro para quem vivia de um salario e agora recebe 200 euros por semana de subsidio contando que as rendas das casas rondam o mesmo valor. Com o Budget 2010, a tendencia e para piorar :-|