segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Porca Miséria, Porco Irlandês!


Na Irlanda há muitas ovelhas, cabras e vacas. Claro, também há os porcos que, por não se verem tão facilmente a passear pelos campos verdes da Ilha Esmeralda, não captam tanto a atenção. Até ao dia de hoje, claro, em que foram notícia, não pelas melhores razões. Depois de explodirem as últimas notícias acerca das dioxinas tóxicas descobertas em carne de porco irlandesa, tenho a dizer o seguinte:

1 - gosto muito de carne de porco, e só não como mais porque sei que tenho de comer outros tipos de carne.
2 - a carne de porco irlandesa, em termos de sabor, é melhor do que a que encontramos em Portugal - país que abandonou os apoios aos suinicultores portugueses para deixar que se importe carne de qualidade medíocre, principalmente espanhola.
3 - não alterarei os meus hábitos alimentares por causa de uma notícia destas; seria o mesmo que deixar de comer peixe sabendo até que ponto as águas marítimas estão contaminadas.
4 - a notícia está a ter repercussão na Irlanda - isto é mau para muita gente, como esta notícia o comprova.
5 - os temores não têm grande razão de ser; Portugal não tem muito com que se preocupar, parece-me, em questão de apanhar a "doença da dioxina louca"; tem mais com que se preocupar porque poderia, neste momento, aproveitar o cenário de crise para poder vender mais carne. Mas quase já não há gado suíno em Portugal.
6 - Mais uma facada sofrida por este país, que me parece estar a padecer do Síndrome de Falta de Bertie Ahern.

Mais notícias:
Público
Irish Examiner

Sem comentários: