quinta-feira, 15 de maio de 2008

Ja cheira...


... a Europeu. Marcam-se sitios onde a lusitana gente se possa encontrar em Cork, para apoiar a nossa Seleccao. Fala-se em cantos de apoio; em promocoes de camisolas da seleccao (ao que ouvi dizer, bem mais baratas do que em Portugal); na convocatoria; nas hipoteses de ganharmos; fala-se da Grecia azedamente; fala-se da Franca muito azedamente; fala-se com muita tristeza da Inglaterra, pois desta vez nao poderemos ter uma vitoria de borla (riso estupido).

Os irlandeses sao estranhos no que respeita ao futebol. Gostam, mas nao ligam ao futebol do seu proprio pais. Consigo compreender isso, pois a primeira divisao deles daria direito a mais episodios da Liga dos Ultimos do que todas as ligas portuguesas juntas. Para mim, deve tratar-se de uma especie de ciclo vicioso - abyssus abyssum invocat - para alem de gostarem dos seus desportos nacionais, o hurling e o futebol gaelico. Para eles, futebol trata-se da British Premier League e das competicoes internacionais. Mainada.

Nao sei se teremos apoio para alem do nosso. Ainda nao descobri se Portugal e aquilo a que se chama as vezes equipa simpatica para as pessoas estrangeiros. Mas lembro-me que no ultimo mundial a nossa imagem ficou um pouco denegrida com a famosa batalha de Nuremberga, com as infelizes declaracoes do seleccionador frances e as polemicas envolvendo o C. Ronaldo e cartao vermelho do Rooney (posso estar a confundir campeonatos). Esperemos que haja apoio extra por ca. Mas se nao houver... seremos poucos e bons!

1 comentário:

Ricardo_Rodrigues disse...

Oh, mas tu queres ver??? O Maniche foi convocado na Irlanda e em Portugal não??? hehehehe